segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O que é o corticóide?

Corticosteróides, corticóides ou popularmente conhecidos como “cortisonas”, são um tipo de medicamentos anti-inflamatórios. Simulam os efeitos dos hormônios produzidas pelo nosso corpo nas glândulas adrenais. Reduzem a inflamação e afetam o sistema imunitário. 

Os corticosteróides podem apresentar-se de várias formas. Existem comprimidos, cápsulas e soluções orais indicados no tratamento da inflamação e dor associadas a doenças crônicas, como artrite e lúpus. Inaladores e sprays intranasais ajudam a controlar a inflamação associada à asma e alergias. Injetáveis tratam, por exemplo, sinais e sintomas de tendinites. Cremes e pomadas são usados no tratamento de alguns problemas de pele, tais como, eczemas, irritações e erupções. 

Tal como todos os medicamentos, os corticosteróides podem ter efeitos secundários, podendo causar sérios problemas de saúde. Ao saber reconhecer os possíveis efeitos adversos, poderá controlar o impacto destes na sua saúde.

Dias ou semanas após ter começado a terapia oral, pode ter um risco aumentado de: glaucoma (aumento da pressão no interior do olho), retenção de líquidos causando pernas inchadas, aumento da pressão arterial, mudança brusca de humor e aumento do peso. 

Quando toma corticosteróides por um período prolongado poderão surgir: cataratas, aumento do açúcar no sangue causando ou agravando a diabetes, aumento do risco de infecções, perda de cálcio nos ossos aumentando o risco de osteoporose e fratura, irregularidades menstruais, diminuição da espessura da pele, maior facilidade em ficar com nódoas negras e dificuldade em curar ferimentos.

Quando utiliza corticosteróides inalados, uma parte do medicamento pode depositar-se na boca e garganta em vez de chegar aos pulmões. Isto pode causar tosse, rouquidão, boca seca e inflamação na garganta. Se gargarejar ou bochechar a boca com água, depois de cada inalação, não engula, assim poderá evitar a irritação da boca e garganta.

Corticosteróides injectáveis podem causar efeitos próximo do local da injecção. Os efeitos secundários podem incluir dor, infecção, diminuição da espessura e perda da cor da pele. O médico normalmente limita as injeções a três ou quatro por ano.

Corticosteróide tópicos (usados na pele) trazem um grande benefício para o tratamento de algumas doenças da pele, principalmente as de carácter alérgico, mas também podem provocar significativos efeitos colaterais. A maioria destes efeitos são visíveis com o uso prolongado do medicamento, mas alguns podem ser notados após poucos dias de uso. 

Alguns dos efeitos colaterais que justificam o cuidado no uso de corticosteróides tópicos são:

Atrofia da pele (a pele torna-se fina, pregueada, mais clara, e com proeminência das veias subjacentes); 
Estrias (o uso repetido dos corticosteróides tópicos em áreas de dobras, como virilhas e axilas pode resultar em estrias, que são permanentes e irreversíveis); 
Rosácea (é comum em pessoas de pele muito clara que já sofrem de rosácea). Acontece com alguma frequência uma pessoa usar um corticóide leve na face para controlar a vermelhidão. Com o desenvolvimento de tolerância ao medicamento pela pele, cada vez é necessário um corticosteróide mais potente e a interrupção da aplicação provoca intensa vermelhidão e formação de pústulas;
Glaucoma (o uso de corticosteróides tópicos perto dos olhos pode aumentar a pressão intra-ocular pela absorção da substância pela pele); 
Mudança nas infecções (os corticosteróides tópicos alteram a forma como o sistema imune funciona e podem inibir a habilidade da pele para combater infecções bacterianas ou fúngicas). Um exemplo típico é o uso de corticosteróides para tratar comichão na virilha como se fosse alergia, quando na verdade se trata de uma micose (infecção fúngica), facilitando a evolução da doença que se torna mais inflamatória e espalhada. 

Perante isto, compreende-se a importância de usar estes fármacos seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção ao número de aplicações diárias e ao tempo de utilização. 

Os corticosteróides utilizados de forma adequada são medicamentos seguros e muito úteis. Mas, não vale a pena exagerar a aplicação na tentativa de melhorar mais rápido, isso pode causar danos que vão dificultar e alongar o tratamento. Respeite o tempo de uso que o seu médico determinou. Se não melhorou, retorne à consulta e ele indicará o procedimento correto a ser seguido.

Eloah Lopes

Nenhum comentário: